lemesteixeira-logo

Está passando por uma situação delicada na relação e precisa de orientação?

Somos uma assessoria jurídica especializada em Divórcio e conflitos familiares e podemos te ajudar a garantir o seu direito.

Clique no botão abaixo e fale com uma advogada especialista 

DIVÓRCIO JUDICIAL X DIVÓRCIO EXTRAJUDICIAL 

DIVÓRCIO JUDICIAL

É realizado através de um processo na Justiça quando não há acordo entre as partes ou quando o casal possui filho menor de idade ou incapaz. Nesses casos, o processo costuma ser mais demorado.

DIVÓRCIO EXTRAJUDICIAL

É uma alternativa mais rápida e econômica e que pode ser realizada diretamente no cartório. Porém, esse tipo de divórcio só é possível se o casal estiver de acordo e não possuir filhos menores de idade ou incapazes.

Em ambos os casos, é necessária a presença de um advogado especialista em Direito de Família.

Mas, fique tranquilo! Estamos aqui para te apoiar em todos os passos e contamos com uma equipe qualificada para garantir o melhor para você

DÚVIDAS FREQUENTES 

A divisão de bens dependerá do regime de bens adotado por vocês no momento do casamento. 

Em regra geral, no Brasil, o mais comum é o regime de comunhão parcial de bens. Nesse caso, há a divisão entre o cônjuge daquilo que foi recebido e conquistado durante a união. 

Caso haja discussão sobre a divisão de bens, o juiz decidirá como ela será realizada.

Caso vocês tenham filhos menores ou incapazes, o divórcio deverá ser judicial para que a guarda e a pensão sejam discutidas em juízo. 

A regra vigente em nossa legislação é a guarda compartilhada, em que pai e mãe têm direitos e deveres iguais em relação à criança/adolescente, porém o juiz irá analisar a situação e decidir pelo melhor para a criança.

Sim, existem alguns casos em que um dos cônjuges pode ser obrigado a pagar uma pensão alimentícia para o outro após o divórcio. Essa determinação irá depender das necessidades financeiras do casal no momento da separação.

O primeiro passo é conversar com o seu cônjuge e analisar a situação. Depois disso, procure um advogado especializado para te orientar a como resguardar os seus direitos durante a separação e te apoiar nesse momento. 

Para dar início ao processo, é necessário alguns documentos básicos, como certidão de casamento atualizada, RG, comprovante de residência e certidão de nascimento dos filhos (se houver). Mas, fique tranquilo que nós iremos te ajudar em todos os passos

Nós sabemos que colocar um ponto final na relação nem sempre é fácil, mas estamos aqui para te confortar e garantir os seus direitos nesse momento.

DEMAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO

Curatela

 Uma medida de atenção para proteger quem você ama.

Inventário 

Nós cuidamos de todas as burocracias dos bens para você.

Lemes Teixeira Advocacia Jurídica

Lemes Teixeira Advocacia Jurídica © Todos os Direitos Reservados OAB/MG 173.138