lemesteixeira-logo

Nós cuidamos de todas as burocracias da herança para você de forma rápida e humanizada

Advocacia especializada em Inventário e Partilha de Bens

Clique no botão abaixo e fale com uma advogada especialista 

INVENTÁRIO

É a formalização da divisão dos bens deixados pelo falecido, garantindo que essa transferência seja realizada de forma justa e correta de acordo com a lei e a vontade do falecido. 

Nesse momento, os herdeiros recebem os seus direitos sobre os bens deixados de acordo com a sua porcentagem. 

O processo pode ser realizado de forma judicial ou extrajudicial.

INVENTÁRIO JUDICIAL

Permite discutir e resolver questões mais complexas, como a existência de dívidas do falecido, discussão sobre a partilha de bens entre os herdeiros e os interesses dos herdeiros menores e incapazes, caso haja. 

INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL

É mais rápido e menos burocrático, podendo ser realizado diretamente no cartório. Porém, para isso, é preciso que sejam cumpridos alguns requisitos como: não existir testamento, herdeiros menores ou incapazes ou alguma discussão sobre a partilha dos bens entre os herdeiros.

Iremos analisar todos os detalhes do seu caso e te orientar da melhor maneira para resolver a partilha dos bens o mais rápido possível. 

Clique no botão abaixo e fale com um de nossos advogados especialistas. 

DÚVIDAS FREQUENTES 

Qualquer um dos herdeiros, assim como credores do falecido, poderão dar abertura no processo de inventário, que pode ser judicial ou direto no cartório.

O prazo é de 60 dias a contar do falecimento, para evitar a incidência de multas. Havendo atraso em relação ao prazo, será cobrada multa sobre o imposto de transmissão causa mortis e doação.

O inventário extrajudicial é realizado em cartório, de forma amigável entre os herdeiros e só é possível quando não há menores ou incapazes envolvidos. Já o inventário judicial é feito através de um processo na justiça, sendo obrigatório quando há menores ou incapazes envolvidos ou alguma discussão sobre a partilha de bens entre os herdeiros.

O imposto de transmissão de bens é calculado sobre o valor total dos bens e a sua porcentagem varia de acordo com o estado em que os bens estão localizados.

Dependerá do tipo de inventário escolhido, se judicial e extrajudicial e também da quantidade de bens e herdeiros que participarão da divisão

O advogado especialista irá analisar o seu caso para entender o caminho mais rápido, mais econômico e eficiente para realizar a divisão dos bens. Além disso, ele irá te direcionar para juntar os documentos necessários e cuidar de toda a burocracia por você.

Aqui na Lemes Teixeira Advocacia Jurídica, contamos com uma equipe completa e qualificada para te ajudar!

Clique no botão abaixo e fale com a gente

DEMAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO

CURATELA

 Uma medida de atenção para proteger quem você ama.

DIVÓRCIO

 Uma medida de atenção para proteger quem você ama.

Lemes Teixeira Advocacia Jurídica

Lemes Teixeira Advocacia Jurídica © Todos os Direitos Reservados OAB/MG 173.138